quarta-feira, 11 de julho de 2018

Boogarins realizam oficina de produção musical com adolescentes sobreviventes de tragédia em Goiás





Nos dias 16 e 17 de julho os sobreviventes da tragédia acontecida no Centro de Internação Provisória (CIP) receberão um incentivo prá lá de especial. Durante esses dois dias, os integrantes do grupo Boogarins irão realizar um oficina de Produção Musical com os garotos. Segundo Benke, o guitarrista da banda goiana de reconhecimento internacional, a ideia de realizar este tipo de trabalho no local já existia e acabou ganhando força a partir do incêndio ocorrido no local, que vitimou dez adolescentes que se encontravam sob custódia do estado.

"No dia do incêndio estávamos na cidade de Goiás para um show e ficamos sabendo do ocorrido pela televisão" - explica Benke. Ele conta que a notícia sensibilizou os integrantes a promover a oficina com os demais jovens que continuam no CIP, privados da liberdade e sem nenhuma perspectiva. "Há muito tempo queríamos fazer uma oficina de produção musical em Goiânia, nos mesmos moldes da que fizemos em outros locais como Recife e Portugal, durante festivais" - completa.

"A tragédia nos chamou a atenção para esta parcela da nossa juventude que precisa enxergar um mundo diferente do que estão vivendo. A música pode proporcionar esta mudança e nós queremos e podemos colaborar. Desenvolver um novo olhar sobre como criar e se expressar com poucas ferramentas, incentivando o exercício criativo e a abstração para que o processo de ressocialização possa partir de dentro deles com mais força. É claro que deve haver um ambiente e ações educativas que garantam esta ressocialização" - conclui o guitarrista!

A oficina de produção musical é realizada a partir de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), utilizando as plataformas digitais disponíveis e possibilitando aos adolescentes fazerem músicas a partir de smartphones, por exemplo! A oficina acontecerá em duas tardes, para que todos os jovens que quiserem participar tenham oportunidade.

O desejo dos Boogarins em realizar a oficina no CIP, coincidiu com a vontade de um grupo de pessoas que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Goiânia. Após a missa de trinta dias de falecimento dos adolescentes, uma reunião foi feita com o grupo e o guitarrista Benke, representando a banda. Uma das integrantes do grupo, Thelma Pinheiro, professora do CIP, fez o contato com o coordenador do CIP, Eduardo, que por sua vez, encaminhou a solicitação e deu o sinal verde para que as oficinas. Saiba mais sobre o acidente...


Banda Boogarins 

A banda Boogarins é uma banda de rock psicodélico, nasceu em Goiânia no ano de 2014 e ficou conhecida do grande público após seu primeiro trabalho "As Plantas Que Curam" ser gravado pela gravadora Norte-americana Other Music e ser premiada como Banda Revelação pelo prêmio Multishow. O segundo trabalho, o disco Manual, foi indicado para o prêmio de Melhor Banda de Rock em Língua Portuguesa. O lançamento deste segundo trabalho foi destaque no jornal The New York Times.

Em 2017 a banda lançou outros dois trabalhos: "Lá Vem a Morte" e "Desvio Onírico". Desde 2014 a banda já acumula mais sete turnês internacionais (Europa e EUA), participando de festivais como SXSW, Austin/Texas, Coachella/ Califórnia, Primavera Sound/ Espanha, Rock in Rio/ Portugal e Rio de Janeiro; bem como Popload, Lollapalooza em São Paulo, Coquetel Molotov/ Recife e  Bananada em Goiânia.

Integram a banda: Dinho Almeida - vocal/guitarra; Raphael Vaz - baixo; Ynaiã Benthrold - bateria e Benke Ferraz - guitarra